afiando seu olhar fotográfico

Fotografar é olhar.

A partir da percepção de um espaço, de uma cena, ser capaz de criar um quadro, uma janela. Da matéria disforme do mundo, em seu eterno devir e inconstância, encontrar uma estética.

Como todo olhar, toda foto é detentora de seu próprio ponto de vista: uma forma do fotografo se posicionar em relação ao seu assunto e ao mundo. Essa relação já foi muito estudada e, também, devidamente estruturada em uma sintática, uma relação entre a forma e o significado.

Longe de limitar a linguagem em relações imutáveis entre forma e significado – afinal, a poética está sempre mostrando novas formas de criar conexões – selecionamos algumas dicas para criar imagens sofisticadas e desenvolver (e encontrar!) seu olhar fotográfico.

Atenção aos detalhes

Fotos de paisagens deslumbrantes são sempre belas e caem muito bem no plano de fundo de computadores, mas nem toda grande foto precisa de uma grande paisagem. Muitas vezes, um olhar atento aos detalhes pode encontrar uma bela imagem onde menos se espera.

Encontre os terços

Regra básica para fotógrafos iniciantes, os terços são uma guia para determinar alguns pontos de tensão nas imagens. São lugares para quais nosso olhar é atraído e o seu bom uso pode criar imagens harmônicas e equilibradas.

Procure a luz

A luz é a melhor amiga de um fotografo. Elemento primordial para possibilitar o surgimento da fotografia, a luz é o que possibilita o registro da cena de interesse por parte do fotógrafo. Sua forma pode variar de diversas maneiras, sendo mais suave ou mais dura, pontual ou difusa, e criando sombras particulares.

Busque outros ângulos

Um truque para tirar fotos únicas e originais é refletir o ângulo na hora de fotografar. Um ângulo inusitado pode trazer um ponto de vista único para o assunto, criando um efeito singular e inesperado.

Use contrastes

Outro ponto importante para produzir imagens é o uso de contrastes. Esse, pode ser aplicado tanto em relações as cores – claro ou escuro, quente ou frio – quanto nas próprias formas que se chocam na imagem, como entre formas arredondadas e lineares ou sendo ainda mais minimalista, isolando o objeto de seu contexto.

Afinal, o importante é exercer esse olhar. Com a prática, o ato fotográfico se torna cada vez mais afiado e natural, encontrando com cada vez mais facilidade em produzir imagens interessantes e únicas. Mãos a obra!

para saber mais:

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course

One response

Comments are closed.