a noção de gosto, por bourdieu

Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes pensadores franceses dos século XX. O sociólogo, que passou por diversas áreas de estudo a partir dos anos 60, desenvolveu uma aprofundada e ousada teoria a respeito da noção de gosto.

Superando a ideia de que o gosto se dá no âmbito da subjetividade do indivíduo, Bourdieu afirma que essa questão pode ser compreendida por fatores externos e objetivos, ou seja, sociais.

Pierre Bourdieu

Uma metáfora criada por Bourdieu para poder ilustrar sua teoria é a do ‘capital cultural‘. Bourdieu acredita que o acúmulo financeiro não é o que define o gosto, mas sim um acúmulo que se dá na dimensão do próprio tempo.

Uma criança, que nasce em uma família que já possui contato com a arte e estimula-o, herda um capital cultural inestimável e único desde cedo. Enquanto quem não possui esse estimulo inicial terá que iniciar esse processo posteriormente, ou talvez nunca entre em contato com tais obras.

Esse contato estimula a capacidade de abstração e a compreensão do contexto histórico de uma obra de arte, ambas ferramentas fundamentais para compreender a “intenção” de uma obra de arte, ou seja, supera a ideia de que sua percepção deriva de uma subjetividade.

O gosto, então, não é uma propriedade inata, mas resultado de uma série de condições materiais e simbólicas e, portanto, passível de discussão.

Confira a interpretação do marchand João Correia, curador do MOVIMENTO FUTURO da ONDA#12 – HOJE, da teoria de Pierre Bourdieu:

Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas
Filtro por Categorias
Adestrador
Advocacia
Ambientalismo
Animação
Antropologia
Arquitetura
Arte Urbana
Artes Plásticas
Artistas
Biblioteconomia
Cenografia
Colaboradores
Coreografia
Curadoria
Curta-metragem
Dança
Desenho
Design Gráfico
Digital
Documentário
Dramaturgia
Editor
Empreendedorismo
Escultura
Exposição
Figurino
Filosofia
Fotografia
Galeria
Games
Gastronomia
Iluminação
Ilustração
Improvisação
Inspirações
Instalação
Intervenção Urbana
Jornalismo
Lettering
Literatura
Longa-metragem
Maquiagem
Marcenaria
Materiais
Moda
Modelo
Museu
Música
Palestras
Parceiros
Pedagogia
Performance
Pesquisa
Pintura
Poesia
Política
Processo Criativo
Produção
Projeção Mapeada
Psicologia
Psiquiatria
Publicidade
Saúde
Série
Sociologia
talentos
Tape Art
Tatuagem
Técnicas
Teologia
Terapia
Time
Video Arte

OUTRAS DO BLOG