a máscara em que você vive

A masculinidade é a pauta do novo documentário de Jennifer Siebel Newsom, “The Mask You Live In”(A máscara que você vive, em tradução livre), lançado em 2015. Partindo da ideia de que há alguma coisa errada na educação dos meninos – que acaba por moldar seus papeis sociais, a diretora usa dados e entrevista especialistas para justificar seu ponto de vista.

Segundo sua pesquisa, ao menos nos Estados Unidos, os homens são mais propensos ao diagnóstico de transtorno de comportamento, ao uso de drogas estimulantes sob prescrição, a desistirem dos estudos, virarem alcoólatras, cometer crimes violentos ou a tirar a própria vida.

O cenário alarmante motivou Jennifer a sair a campo com esses números em mãos e entrevistar vários especialistas nos temas pertinentes, como educadores, psicólogos, psiquiatras e sociólogos. A partir de então, ela costura esses depoimentos com entrevistas de jovens indivíduos do sexo masculino que contam para a câmera suas angústias, medos e um sentimento de solidão que parece inerente a esta máscara de masculinidade.

“Man up!” – é uma expressão em inglês equivalente ao nosso “Seja homem!” e que encobre todo esse imaginário do que é ser um homem.

A conclusão é que há mesmo alguma falha no processo de formação da masculinidade. E o resultado vai ser visto lá na frente, quando esses meninos virarem homens. E, mais do que isso, a realizadora quer propor uma reflexão do que é masculino hoje e repensar o processo de formação da masculinidade.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download

One response

Comments are closed.