a jornada de ulysse

Essa história começou num dia de janeiro, durante uma viagem, em um dos inúmeros lixões a céu aberto do Brasil. Eu tinha perdido minha identidade na estradinha de terra que beira esse lixão. Passei e repassei várias vezes na frente dessa miséria, em busca da minha identidade perdida… Foi quando escutei um miado tão frágil, tão agudo: era o princípio de uma vida, sem dúvida. Eu o vi ali. Um gatinho com os olhos ainda fechados e o pelo úmido da placenta da mãe. Ele estava penando para andar por entre as latas e garrafas velhas jogadas na terra. A força desse gato me impressionou. Eu não podia desprezar a sua tão potente luta pela vida. Eu o levei comigo. Nosso encontro mudou o rumo da minha viagem e foi o ponto de partida dessa criação.

Assim começa o relato da dançarina e atriz Camille Emma Bonnenfant, relatando seu encontro com Ulysse, um pequeno gato abandonado a sua própria sorte. Unidos pelo destino, seus passos tornaram-se um só e seus caminhos mudaram completamente. Camille percorreu dez estados do Brasil (Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás e São Paulo) e, inspirada pela natureza, realizou performances e registrou-as em vídeo.

Confira alguns dos vídeos da artista:

Com as palavras da artista, entenda um pouco mais da sua proposta:

Estudei a relação de uma vida efêmera como a nossa com a resistência milenar das pedras, das árvores, das águas. O conceito de Site Specific no qual se encaixa esse projeto surge da relação de um corpo com um lugar. Esse lugar é o Brasil. Um país continental que me acolheu há dez anos e que, nas suas paisagens espantosas, na sua natureza prima, tanto assusta quanto apaixona.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
udemy free download