a importância das histórias

É difícil apontar para a origem da história das histórias.

Talvez devesse dizer isso de outra forma: Não se sabe exatamente quando começamos a ter como hábito contar histórias. Provavelmente, logo após desenvolver a capacidade da linguagem: algo tão ancestral quanto usar uma pedra para quebrar galhos.

As histórias, como pedras, se tornaram um instrumento essencial para a sobrevivência humana.

Através delas, o ser humano começou a compartilhar entre si significados e experiências. A sobrevivência dependia do conhecimento primordialmente empírico do mundo e, dentro desse contexto, a figura dos anciões se revelaram como os portadores de sabedoria.

Contar histórias se tornou uma maneira de entender um mundo ainda distante de compreensões e métodos científicos: pequenos fios de informações que, organizadas de certa forma, ajudavam a compreender a vida e as intenções humanas no mundo. Eram bússolas morais que apontavam para a atitude ética através de ensinamentos.

Fabulas de Esopo, as diversas mitologias ao redor do mundo, o antigo testamento e a Bíblia: independente de crenças, são as histórias que captam multidões e proporcionam um sentido original e único para viver a vida.

Desse fenômeno ancestral, encontramos suas reverberações até os dias de hoje: vivemos rodeados de narrativas, em suas diversas mídias que se transformam e multiplicam-se. Sejam histórias escritas, filmadas ou contadas, todas elas ajudam a organizar um olhar para o mundo.

Histórias ajudam, pedra por pedra, ajudam a entender a realidade do mundo da onde veio e para onde vai.

para saber mais:

COMPARTILHE

OUTRAS DO BLOG

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course