a fibra esquecida

Partindo da vontade de abordar a tradição têxtil de cânhamo no Japão, Yusuke Seki desenvolveu uma exposição onde metros e metros do delicado tecido cobrem espetos de metal.

Majotae é um tradicional tipo de tecido fabricado a partir das fibras do cânhamo, ou maconha. “Esquecido pelos japoneses”, o material tornou-se raro no Japão após as restrições do cultivo da cannabis após a Segunda Guerra Mundial. A estilista da marca homônima – a única que produz esse tipo de tecido atualmente – Yusuke Seki, montou uma exposição/instalação com o tecido no ano passado, em Tóquio, que recebeu o nome de The Forgotten Fabric (“O tecido esquecido”).

Espetos feitos de barras de aço, de diferentes alturas, apoiavam os fragmentos de tecido branco, dividindo o chão da galeria, que foi preenchido com cascalho branco. Os pedaços de tecido foram estendidos no chão conforme as finas estruturas permitiam e convidavam os visitantes a sentir a “leveza, suavidade e finura” do delicado material.

O objetivo da exposição foi o de criar um ambiente calmo e sereno onde as pessoas pudessem experimentar uma nova abordagem em relação ao contexto histórico de uma tradição esquecida. Por isso a característica interativa da instalação.

A cannabis é uma parte integral da cultura japonesa, tendo sido cultivada por séculos como matéria-prima para tecido, papel e fibra. Fazia parte até das cerimônias religiosas Shinto, mas a proibição, este tipo de uso restringe-se hoje ao dia ao Santuário de Ise.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free