a diversa arte têxtil

Uma das primeiras tecnologias humanas, a tecelagem é uma técnica inventada há pelo menos 27.000 anos. A diversidade de técnicas aliadas aos muitos materiais possíveis – algodão, seda, lã… – já serviu a muitos propósitos, como o decorativo – com tapetes e cortinas -, o utilitário – nosso vestuário – e a chamada Arte Têxtil.

Esse tipo de fazer artístico, que engloba o uso de tecidos, bordados, tapeçarias, arte em fibra natural, entre outras técnicas, passou por uma verdadeira transformação no último século, com diversos artistas levando sua definição ao limite. Tanto do que pode ser considerado um tecido quanto como ele pode ser considerado obra de arte.

Ana Teresa Barboza

Fascinada pelas múltiplas possibilidades que o bordado permite, a peruana Ana Teresa Barboza combina a prática com outros meios, como a instalação e o desenho em grafite. Ela trabalha bastante com fotografias impressas em tecidos que ela então enriquece com suas agulhadas e padrões decorativos, camuflando ou ressaltando algo.

Alexandra Kehayoglou

Seus trabalhos se localizam em algum ponto da intersecção entre arte e design. Com tapetes feitos à mão, Alexandra ora retrata cenários, ora topografias, recortando nas tramas sua visão da natureza e de seus contornos de grama e água.

Billie Zangewa

Ela é do Malauí e também trabalha com tapeçaria, mas em seda. A originalidade de suas obras consiste da apropriação de um suporte tradicionalmente ligado a cenas religiosas e mitológicas como meio para retratar cenas cotidianas.

Kazuhito Takadoi

O artista japonês usa muitos elementos naturais em seu trabalho. Folhas caídas são re-enquadradas em uma disposição minimalista e contemporânea. Ele seca esses materiais naturais e os costura na sequência. Tem um gosto especial por trabalhar com sombras, o que adiciona uma camada extra de intensidade e profundidade em sua produção.

Sheila Hicks

Veterana, Sheila começou a trabalhar com tecidos ainda nos anos 50, viajando pelo Chile, Marrocos e Índia para estudar as técnicas locais de tecelagem. Ao invés de escolher suportes em duas dimensões, a artista sempre preferiu testar os limites da arte têxtil aplicando sua técnica em espaços tridimensionais, como verdadeiras instalações.

ONDA

Generic selectors
Exatamente
Procurar Titulos
Procurar no Conteúdo
Procurar nos posts
Procurar nas Páginas

OUTRAS DO BLOG

COMPARTILHE

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free