4 métodos de atuação

Conheça quatro perspectivas muito diferentes – de dramaturgos, atores, estudiosas de teatro – sobre como criar a base para um personagem e interpretar um papel. Uma abordagem para cada gosto: alguns valorizam a memória, outros a imaginação ou até mesmo a experiência vivida.

Constantin Stanislasvki

Originalmente criado e usado por Constantin Stanislavski entre 1911 e 1916, o Método de Interpretação Para o Ator ou simplesmente O Método, como é mais conhecido, é uma progressão de técnicas usadas para treinar atores a sentir emoções realistas durante a atuação. Baseia-se em uma prática na qual o ator busca internamente uma experiência própria – algo que viveu no passado – que lhe remeta a sentimentos que ele pretende trazer para o papel e, por isto, pode-se dizer que este método utiliza a experiência/lembrança emocional como base para a criação do papel.

Stanislavski atuando na peça The Lower Depths no Teatro de Arte de Moscou,1902.

Stella Adler

Stella Adler acreditava que o talento de um ator é diretamente proporcional à sua capacidade imaginativa. Estudiosa do método de Stanislasvki e vinda de uma família de atores, Stella discordava das ideias do autor d’O Método; não acreditava que um ator deveria reviver experiências passadas para ter uma conexão com a papel.

Partindo deste incômodo com a técnica de Stanislavski, Stella desenvolveu seu próprio método, considerado até hoje um dos mais verossímeis na tarefa de emular a própria qualidade orgânica da vida. Sua visão de como um personagem deve ser criado passa pela capacidade de imaginar situações que não necessariamente remetam às características do papel em si, mas que podem ajudar a enriquecer a “paleta de cores” da qual o ator dispõe para representar de forma genuína.

Ela dizia, “Resgatar emoções que eu tive – como por exemplo quando minha mãe morreu – para criar um papel é algo doente e esquizofrênico. Se isso é atuar, não quero ser atriz”.

Uta Hagen

Além de ganhar um Tony por sua interpretação de Martha em Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966), Uta Hagen era professora de teatro no prestigiado Herbert Berghof Studio, em Nova York. Ela também escreveu livros que viraram referência no assunto, como Um Desafio para o AtorRespeito pela Atuação.

Ela é frequentemente lembrada por sua técnica, que consiste em enfatizar a verdade e o realismo. Os atores são encorajados a substituir suas experiências e memórias afetivas pelas do personagem, para assim construir um lastro de conexão mais duradouro com aquele papel – baseados em suas próprias convicções pessoais.

Viola Spolin

Por ter estabelecido técnicas direcionais que ajudam os atores a se manterem focados no presente e a fazer escolhas baseados na improvisação, a educadora teatral e coach de atuação Viola Spolin é considerada uma das maiores reformadoras do teatro americano do século XX.

Ela é autora de Jogos Teatrais, uma espécie de livro-fichário com exercícios didaticamente escritos, direcionados para objetivos específicos bastante inovadores, como desenvolver a audição como ferramenta criativa.

Seus escritos, por estimularem o ator a viver o momento e a responder intuitivamente, são conhecidos como “a bíblia” de todo ator que trabalha com a improvisação como técnica fundamental.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download